quinta-feira, 9 de abril de 2015

Aulas de Euskara, em Maio, em Porto Alegre, Pelotas e Uruguaiana, com a professora Izaskun Kortazar!

Professora Izaskun Kortazar junto ao brasão das 7 provincias bascas, num Condominio de Florianopolis, SC

A Casa Basca do Rio Grande do Sul, com muita honra, receberá no próximo mês de maio, a professora Izaskun Kortazar, graduada em Filologia Basca pela EHU (Universidade do País Basco). 
Izaskun ministrará, a todos os interessados, um curso básico intensivo de Euskera nas cidades de Porto Alegre (entre 12 e 16 de maio), Uruguaiana (de 19 a 23 de maio) e Pelotas (de 26 a 30 de maio).

Logo estaremos divulgado locais e horários. Reservem as datas!!!!


Izaskun Kortazar Errekatxo é natural de Sondika, Bizkaia. Apaixonada por idiomas, especialmente pela língua de sua amada Euskal Herria, estudou Filologia Basca na Universidade do País Basco e cursou Magistério para dar aulas de inglês para o ensino fundamental, tendo concluído sua formação com mestrado em língua espanhola.
Desde o ano de 2003, a professora basca reside em Boise, Idaho (EEUU), onde trabalhou  como coordenadora de Euskera da Organização Basca da América do Norte (NABO) na formação de professores. De 2007 a 2013 Izaskun ensinou a língua basca no Museu Basco de Boise e foi professora de crianças de 2 a 6 anos na Ikastola daquela cidade. Boise, no estado americano de Idaho, é a cidade com a  maior comunidade basca organizada dos Estados Unidos, possuindo uma escola (ikastola) onde as crianças são alfabetizadas em euskera e inglês.  
Além de estudar idiomas e descobrir novas culturas, Izaskun dedica parte de seu tempo livre ao trabalho voluntário. Com este espírito aventureiro, típico de sua gente, já visitou a América do Sul, em duas ocasiões, e agora está prestes a retornar, aproveitando seu período de férias na Universidade.  
Desta vez Izaskun pretende realizar trabalho voluntário com turistas no Pantanal e tomar parte num mutirão para a construção de casas populares no interior de São Paulo. Antes disso, porém, a professora biskaína pretende ajudar os bascos rio-grandenses nos seus primeiros passos no idioma dos ancestrais.

Izaskun com outras professoras de Euskara, no Museu Basco de Boise, ID, USA.
Prof. Izaskun Kortazar


Nenhum comentário:

Postar um comentário