quarta-feira, 8 de abril de 2015

Aberri Eguna 2015 - O Dia da Pátria Basca


Não foi mera coincidência, a escolha do Domingo da Ressurreição (Páscoa) para a celebração do primeiro dia da Pátria Basca, no ano de 1932.  O significado do Aberri Eguna (como é chamado, em Euskara) está diretamente ligado ao conceito de ressurgimento. 
No final do Sec. XIX, a cultura basca em geral, o idioma e principalmente o sentimento de nacionalidade do povo basco encontravam-se em processo de declínio sendo substituídos gradativamente pelo padrões culturais castelhanos/espanhóis. Em meio a este cenário surgiu o político e escritor Sabino Arana, fundador do Partido Nacionalista Basco (ver: EAJ-PNV ) que impulsionou o movimento de resgate da nacionalidade basca iniciado ainda nos anos 1800.
O Aberri Eguna pioneiro, em 1932, comemorava os 50 anos deste movimento liderado por Arana e ao longo do tempo consolidou-se como o Dia Nacional Basco, equivalente à Diada dos Catalães (11 de Setembro) e o Dia da Pátria Galega (25 de Julho).
Na edição de 2015, a cultura basca foi celebrada em diversas cidades, nas 7 regiões históricas de Euskal Herria e em muitos Centros Bascos na chamada Diáspora Basca. 


Imagens do Aberri Eguna 2015, em Iruñea (Pamplona). 
Fotos enviadas pelo Prof. Cesar Arrondo (Universidad de La Plata, Argentina)










Nenhum comentário:

Postar um comentário