quinta-feira, 10 de julho de 2014

Segundo dia do Congresso Brasileiro de Cultura Basca.

CONGRESSO  BRASILEIRO DE CULTURA BASCA
5 de julho de 2014

Na manhã de sábado,  dia 5 de julho, Maite Alava, representando o Centro Basco Eusko Alkartasuna de São Paulo, abriu os trabalhos  apresentando  a história do centro basco mais antigo em atividade no país e, ao final, convidando a todos os presentes a participarem da celebração de aniversário de 55 anos que ocorrerá no próximo mês de novembro deste ano de 2014.


Maite Alava recebendo presente das mãos da Presidente do IHGPel, Maria Roselaine da Cunha Santos.

Maite Alava, representando a Eusko Alkartasuna de São Paulo, que completa 55 anos, em 2014.


O primeiro painel de Genealogia foi apresentado pela Família Insaurriaga   de maneira muito ordenada e expressiva por dois de seus integrantes,  Elimar de Castro Insaurriaga e Eduardo Faria Insaurriaga. Mais de cinco anos de pesquisas incessantes, em  tarefas divididas entre os dois incansáveis primos, intercaladas com três encontros da Família Insaurriaga, permitiram alcançar fontes históricas de alto valor, trabalho que será convertido brevemente na edição de um Livro da Família.



Eduardo Insaurriaga apresenta o trabalho de Genealogia da Família Insaurriaga.

Elimar Insaurriaga
Fabricio Iribarrem e Cláudia Etchepare entregando à Elimar e Eduardo, os Certificados de Origem do sobrenome Insaurriaga emitidos pela Real Academia da Língua Basca.


A Fundación Vasco Argentina Juan de Garay, apoiadora do evento, destacou o  professor Jorge Beramendi para representa-la no Congresso, especialista em História Basca e História da Imigração, Beramendi trouxe a público um apanhado sobre a imigração basca no Brasil, que teve seu início já na época das grandes navegações, traçando uma linha histórica até os dias de hoje.


Carta recebebida do Sr. Jorge Zorregieta, presidente da Fundación Vasco-Argentina Juan de Garay

Professor Jorge Beramendi da Fundación Vasco-Argentina Juan de Garay.



Professor Jorge Beramendi.


Entre o painel de Genealogia e a Palestra de Jorge Beramendi,  Maria Claudia Etchepare,  integrante da Casa Basca RS, prestou um belo depoimento sobre seu encontro com as raízes bascas, emocionando a todos os presentes. 


Cláudia Etchepare




Os trabalhos prosseguiram no período da tarde também com o depoimento de um dos integrantes da Casa Basca RS, Diego Irigoyen Pereira, que apresentou ao Congresso o projeto do livro de sua autoria, “O Último Saladero”, a ser lançado na próxima Feira do Livro de Porto Alegre. A breve exposição sobre o livro, que conta a história de seu bisavô Dom Pedro Irigoyen e faz um apanhado histórico da relação dos bascos com a fronteira do Brasil e Uruguai, foi complementada com a apresentação de um filme produzido pela família do autor, nos anos 20.


Diego Irigoyen Pereira.



O Presidente da Casa Basco Brasileira de São Paulo, Dr. Oskar Goitia, médico, apresentou aos presentes um trabalho de genética basca, analisando detalhadamente as características étnicas e abordando o tema, sempre polêmico, com bastante delicadeza e em nível bastante informativo. O final de sua apresentação foi entremeado de divertidas anedotas sobre os bascos e suas tão decantadas características.



Oskar de Goitia-Durana


Oskar Goitia e Ana Etchalus



Diego Moreira, professor de Geografia no Rio de Janeiro e também integrante da Casa Basca RS, apresentou o trabalho de resgate genealógico da Família Larabeiti, bem como seu projeto de Genealogia, através do qual propôs a criação de uma Genealogia Basco-Brasileira. O alto nível técnico da apresentação encantou os presentes e sua proposta será convertida no lançamento oficial do Departamento de Genealogia da Casa Basca RS, cuja responsabilidade será compartilhada com Elimar de Castro Insaurriaga.


Palestra de Diego Larrabeiti Moreira

Diego Larrabeiti recebendo o Certificado das mãos de Vera Sallaberry e Elimar Insaurriaga.



Luiz Afonso Alencastre Escosteguy foi outro congressista que trouxe o trabalho da Família Escosteguy, uma pesquisa desenvolvida durante mais de 10 anos e convertida em um site, no qual outros integrantes da família podem fazer suas buscas e também complementar informações.


Fernanda Etchepare, Luiz Afonso Escosteguy e Ana Luiza Etchalus.

Luiz Afonso Alencastre Escosteguy.



No mesmo sentido foi a apresentação da Genealogia da Família Sallaberry, trabalho que foi liderado por Solani Rodrigues Pereira ao longo de 12 anos de pesquisa e convertido em um DVD dinâmico, que poderá ser complementado pelos familiares à medida dos naturais acréscimos. Solani dividiu a apresentação do trabalho com Vera Lucia Sallaberry e com Claudia Sallaberry, ambas prestando depoimentos emocionantes sobre suas experiências e histórias de família.


Solani Rodrigues Pereira

Cláudia Sallaberry Ribeiro.

Vera Lúcia Sallaberry

O 1º. Congresso Brasileiro de Cultura Basca teve como homenageado o professor basco argentino Mikel Ezkerro. O professor, grande referência na difusão da cultura basca, tem sido um dos maiores incentivadores do trabalho desenvolvido pelos bascos brasileiros e, especialmente, gaúchos.



Professor Mikel Ezkerro, Homenageado do 1° Congresso Brasileiro de Cultura Basca.

Ana Luiza Etchalus e Cláudio Martin Damboriarena apresentam ao público a Homenagem ao Prof. Ezkerro.



O Congresso teve encerramento com mais uma apresentação musical de Ederson Otharan e um coffee break de confraternização.
Após o encerramento, sob a liderança de João Pedro Zabaleta , do Núcleo Pelotas da Casa Basca RS e com participação integrativa dos palestrantes Jorge Beramendi e Cesar Arrondo e dos Presidentes da Casa Basca RS e da Casa Basco Brasileira de São Paulo,  vários participantes fizeram uma roda de avaliação do Congresso e proposições para futuras ações, concluindo com êxito o 1º. Congresso Brasileiro de Cultura Basca.



Comissão Organizadora do 1° Congresso Basco-Brasileiro.

Confraternização entre os participantes do 1° Congresso Brasileiro de Cultura Basca.

Todos os Trabalhos apresentados no Congresso serão divulgados detalhadamente através deste blog, aguarde atualizações.
Para saber o que aconteceu no primeiro dia do Evento clique aqui: 

Um comentário:

  1. Maravilhoso está este Blog. Parabéns a todos os envolvidos neste I Congresso de Cultura Basca e III Seminário de Genealogia.

    ResponderExcluir