segunda-feira, 7 de julho de 2014

Abertura do 1° Congresso Brasileiro de Cultura Basca


Prefeito Eduardo Leite, de Pelotas, entre as bascas-gauchas vestidas com a indumentária tradicional.
© IHGPEL


4 de julho de 2014, Bibliotheca Pública de Pelotas.


1º CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA BASCA
ABERTURA – 04 de julho de 2014
Com uma audiência estimada em 140 pessoas, o 1º Congresso Brasileiro de Cultura Basca foi um êxito total, tanto pela frequência de público como pela qualidade dos trabalhos apresentados. O evento, organizado conjuntamente pela Casa Basca do Rio Grande do Sul e o IHGPel ( Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas),  foi realizado na histórica Bibliotheca Pública pelotense e contou com o apoio do Governo do Estado. O evento teve na sua abertura o pronunciamento do Sr. Bem Wilson Conceição Berardi, da Assessoria Superior de Relações Internacionais, representando o Sr. Governador Tarso Genro e do Prefeito Eduardo Leite, de Pelotas, cidade que acolheu o evento, incluindo-o na sua Programação Oficial de Aniversário.
Diretamente do País Basco, o ex-presidente de Euskadi, Lehendakari Juan Jose Ibarretxe, manifestou sua saudação aos bascos brasileiros e à realização do primeiro congresso, salientando a coragem da organização em desbravar a identidade basca em terras brasileiras. Ibarretxe expressou sua grande satisfação de ver os bascos brasileiros, unificados pelo congresso, ingressar no contexto da comunidade basca global.
Também com pronunciamentos de boas-vindas de Ana Luiza Panyagua Etchalus, presidente da Casa Basca do RS e da Professora Maria Roselaine da Cunha Santos, presidente do IHGPel, a cerimônia de abertura foi elegantemente conduzida pelo professor Gilberto Demari Alves, vice-presidente do Instituto e teve   como palestra inaugural o tema “ Euskal Herria - Breve História de uma Nação”, apresentada pelo professor Cesar Arrondo, da Universidade de La Plata, Argentina.
Arrondo falou aos presentes sobre importantes aspectos da história do País Basco, situando as principais províncias e as características dos bascos que vivem divididos pela fronteira dos territórios de França e Espanha. Profundo conhecedor do tema e também integrante do Observatório de Nações sem Estado, o professor vasco-argentino encantou a todos com seu conhecimento,  dispondo-se a continuar contribuindo com os bascos brasileiros na redescoberta e compreensão de suas origens.
Não menos encantadora foi a exposição da artista plástica santanense Maria Luisa de Leonardis, apresentando imagens do mundo basco com a série “Los Vasquitos”. As imagens delicadas e expressivas de parte do universo basco foram muito admiradas por todos os que estiveram presentes ao evento.
A noite inaugural foi finalizada pela  “charla”  seguida de uma  peça musical apresentada ao violão elétrico pelo  basco cruz-altense Ederson Otharan. “Música e Ancestralidade” foi um toque de profunda sensibilidade musical carregada pela força ancestral.


Ex-Presidente de Euskadi, Lehendakari  Juan Ibarretxe Markuartu.



Presidente do IHGPEL, Maria Roselaine da Cunha Santos  e sua equipe
© IHGPEL

Grande público presente na Abertura do Congresso.
© IHGPEL


Discurso do prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, na Abertura do Evento.
© IHGPEL

Professor Gilberto Demari Alves, Vice-Presidente do IHGPEl dirigiu os trabalhos de abertura do 1o. Congresso Brasileiro de Cultura Basca
foto: Laura Etchalus de Macedo


Prof. Cesar Arrondo, da Universidad de La Plata (ARG), Palestra sobre a História de Euskal Herria.
foto: Laura Etchalus de Macedo


As palavras da Presidente da Casa Basca do RGS, Ana Etchalus, na abertura do Congresso.
foto: Maria Luisa de Leonardis



"Múscia e Ancestralidade" por Ederson Otharan
foto: Maria Luisa de Leonardis


Ederson Otharan
foto: Maria Luisa de Leonardis


Los Vasquitos, exposição de Maria Luisa de Leonardis, Santana do Livramento
foto: Maria Luisa de Leonardis


Los Vasquitos, exposição de Maria Luisa de Leonardis, Santana do Livramento
foto: Maria Luisa de Leonardis


Maria Luisa de Leonardis, autora de "Los Vasquitos"
foto: Maria Luisa de Leonardis

Para saber o que aconteceu no segundo dia do Congresso Basco-Brasileiro clique aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário