segunda-feira, 14 de julho de 2014

A Ikurriña (Bandeira Basca): 120 anos depois







A "Ikurriña" é a bandeira dos bascos e foi desenhada pelos irmãos Sabino e Luis Arana. Foi hasteada, pela primeira vez,  na inauguração do primeiro Batzoki(*), em Bilbao, em 14 de Julho de 1894. Kariako de Iturri, um antigo carlista convertido em nacionalista basco, por Sabino Arana, teve a honra de se encarregar desta tarefa.

A largura das cruzes era, segundo determinação dos Arana, de 25 centimetros. As faixas vermelhas exteriores medem 40cm cada uma, as duas verdes interiores 10cm cada uma e uma branca, ao centro, de 20cm.



Há muitas explicações para a origem e o design da bandeira basca (Ikurriña), mas a mais difundida é a seguinte:  O Vermelho representa o Povo Basco, o verde as leis bascas, e o branco, que se destaca no conjunto, representa Deus.
Inicialmente a bandeira foi utilizada somente na Região da Bizkaia (um dos sete Territórios Bascos Históricos) No ano de 1903 faleceu Sabino Arana e apartir daí a Ikurriña passou a ser utilizada nas Assembléias do PNV (Partido Nacionalista Vasco) e a esta altura já havia sido adotada em outra Região Histórica Basca (Herrialde): Gipuzkoa.
Foram estes os anos de expansão da bandeira basca, que pouco a pouco, passou a ser adotada pelos demais Herrialdeak bascos.
O primeiro Governo Basco, de José Antonio Agirre y Lekube (1936-37), reconhecerá oficialmente a Ikurriña como bandeira basca assim como o Hino e o Escudo Nacionais. Quando a Guerra Civil tem o seu final a Ikurriña é banida e considerada ilegal pelo regime franquista e quem a desfraldasse dali em diante estaria colocando em risco a sua liberdade, e em alguns casos, até a própria vida, com este gesto de patriotismo.
Na nossa pátria Argentina, a ikurriña já flanava em uma Estância de Maypu, no ano de 1903  junto à albiceleste bandeira nacional Argentina. Nossos Centros Bascos na Diáspora, admitem apenas a bandeira basca junto com a bandeira Argentina pela convicção de que os bascos formamos  uma Nação e temos o direito à Autodeterminação.
É bom lembrar que, apesar de estar comprovado cientificamente que os Bascos habitam os Territórios Históricos há, pelo menos, 7 Mil anos, a Ikurriña tremula em Euskal Herri há apenas 120 anos.
A bandeira basca foi proíbida em diferentes periodos históricos, com a intenção de apagar os traços culturais tipicamente bascos assim como arrefecer o espirito independentista dos euskaldunes. Ainda hoje, amparando-se na "Lei de símbolos" o Governo Central Castelhano Espanhol proibe que a Ikurriña tremule livremente nas sacadas dos prédios públicos de prefeituras e instituições bascas. Neste sentido, como homenagem a todos aqueles que deram a sua vida pela bandeira basca, devemos redobrar nossos esforços militantes para garantir que nosso Povo-Nação possa cristalizar seus direitos de soberania e assim poder assegurar que nossa bandeira basca possa tremular por todas as partes da nossa Pátria e da Diáspora aos ventos de liberdade que voltarão a soprar na nossa Euskal Herria.

Prof. César Arrondo

Observatorio de Naciones Sin Estado (ONSE)
Universidad Nacional de La Plata/Argentina

(*)Batzoki es el nombre por el que se conoce a las sedes políticas y sociales del Partido Nacionalista Vasco. El término batzoki significa "lugar para reunirse" en Euskara y por ello, además de contar con oficinas y salas de reuniones, suelen disponer de servicios de bar y restaurante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário