Sorginak

 "Sorgin" é uma palavra basca que significa "bruxa". Na mitologia basca, as sorgins são figuras míticas associadas à magia, ao ocultismo e aos poderes sobrenaturais. Elas são frequentemente retratadas como mulheres que possuem conhecimento e habilidades especiais na manipulação da magia e na comunicação com os espíritos.

As sorgins são consideradas tanto benéficas quanto maléficas, dependendo da história ou do contexto em que são mencionadas. Algumas lendas descrevem as sorgins como guardiãs da sabedoria ancestral e como curandeiras que utilizam seus poderes mágicos para ajudar as pessoas. Por outro lado, em algumas histórias, as sorgins são retratadas como bruxas más, envolvidas em práticas nefastas, como lançar feitiços e amaldiçoar os outros.

A figura da sorgin está presente em muitas histórias folclóricas bascas e tem um lugar importante na cultura e na imaginação do povo basco. Elas representam a crença na existência de poderes mágicos e sobrenaturais, bem como a fascinação e o temor em relação ao desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário