segunda-feira, 17 de maio de 2021

Don Pedrito de Anzoateguy, do País Basco à Pampa Gaúcha

Dom Pedrito - Pampa Basca y Gaucha
 Dom Pedrito - Pampa Basca y Gaucha

LEER EN CASTELLANO

Foi no último quarto do século XVIII, que o fidalgo biscaíno Pedro de Anzoateguy, herdeiro da casa senhorial de Etxebarria (Bizkaia), deserdou das tropas castellanas baseadas na Banda Oriental e rumou para o norte, onde se estabeleceu, junto a um grupo de compatriotas bascos, às margens do Santa Maria Chico, em um território que logo seria cedido aos lusitanos pela Coroa Espanhola, em troca da Colónia do Sacramento, situada às margens do Rio da Prata. 

Os bascos se estabeleceram  nesta região pampeana, onde construíram ranchos e formaram estâncias, em torno do ano 1775. Além das atividades campeiras relacionadas à pecuária, os bascos se dedicavam ao comércio entre os territórios castelhanos e lusitanos.  Em torno do ano 1800, já existia ali um núcleo populacional considerável que apenas em 1872 foi elevado à condição de freguesia, com o nome de batismo de Nossa Senhora do Patrocínio de Don Pedrito, em homenagem ao pioneiro basco. Em 1888, emancipado de Bagé, Dom Pedrito ganha status de Município, com extensão territorial idêntica à atual,

Em 2022, o Município comemora o Sesquicentenário de sua emancipação. Com quase 250 anos de História, desde o seu surgimento, pelas mãos bascas, esta cidade que hoje faz divisa com o Uruguay, testemunhou e foi protagonista em diversos períodos decisivos da História Gaúcha e do Continente, como as Guerras Platinas entre o Império Luso-Brasileiro e as Províncias Unidas do Rio da Prata, A Revolução Farroupilha, confronto entre a República Rio-Grandense e o Império do Brasil e as duas Guerras Civis conhecidas como Revoluções de 1893 e 1923.






Um comentário:

  1. Estudo euskera com o professor Oskar. Que felicidade saber que existem bascos no RS!

    ResponderExcluir