Da repercussão do livro e seu movimento, o interesse da comunidade gaúcha sobre o tema basco se amplia, fortalecendo o grupo recém formado. Surgem convites para apresentação da “alma basca gaúcha” no exterior, o que levou pela primeira vez os bascos rio-grandenses ao cenário da Diáspora Basca no Mundo. Após uma bem sucedida apresentação de Alma Basca em São Paulo, a convite da Casa Basca de São Paulo, em setembro de 2011, já traduzido para o espanhol, o livro é apresentado num Festival de Cultura Basca, em Los Angeles, Califórnia (EUA) e, posteriormente, apresentado nas feira Bi-Nacional de Santana do Livramento-Rivera e Jaguarão-Rio Branco.
Alma Basca, o livro, também repercute no próprio País Basco, tendo sido objeto de diversas matérias, todas elas demonstrando muita surpresa com a existência de uma quantidade expressiva de basco-descendentes no Brasil.
Finalmente, em abril de 2012, o livro Alma Basca é apresentado em Bilbao, a convite da rede Elkar. Este fato, em definitivo, abre as portas do interesse basco sobre o movimento plantado em solo gaúcho.
Deste modo, a trajetória do livro e sua repercussão acabaram por fortalecer o grupo formado no ano anterior, 2011, tendo sido o impulso para o 2º. Encontro de Bascos do RGS, realizado em 30 de junho de 2012, também na cidade de Pelotas.
Prazer em te conhecer Ana!
ResponderExcluirObrigado por ter entrado em contato comigo!
Verissimo Iturriet albani
Como faço para adquirir o livro? Sou descendente de basco por parte do pai da minha mãe, de um ramo Haran, da parte do território francês. Eu descobri há poucos meses e fico cada vez mais entusiasmado com as informações sobre os bascos.
ResponderExcluir