terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O lehendakari Ibarretxe recebeu o título de doctor honoris causa de Universidade em Porto Rico




O Lehendakari oria (ex-presidente) do País Basco, Juan Ibarretxe (Biografia) recebeu o grau honorífico de "Doutor em Desenvolvimento Empresarial e Gerencial", concedido pela INTER (Universidade Interamericana de Porto Rico), em reconhecimento a sua dedicação e compromisso com esta disciplina.
A Universidade porto-riquenha considera que: "suas credenciais acadêmicas e profissionais, sua folha de serviços prestados à nação basca, assim como as destacadas conferências ministradas como Catedrático Visitante nos últimos seis anos" o credenciam à tão importante distinção.
A cerimônia de investidura teve lugar, na segunda-feira que passou (8 de Dezembro), no Teatro do Recinto Metropolitano da Inter, na capital San Juan. Durante o evento, o ex-lehendakari dissertou sobre Desenvolvimento Humano Sustentável.



TRAJETÓRIA:
Juan Jose Ibarretxe Markuartu (Laudio, Prov. de Alava, 15.05.1957) é licenciado em Economia pela EHU (Universidade do País Basco) e apresentou a sua tese doutoral no ano de 2010 sob o título "Princípio ético, princípio democrático e desenvolvimento humano sustentável: fundamentos para um modelo democrático".
Ibarretxe iniciou sua trajetória política como Alkate (prefeito) da sua cidade natal, cargo que ocupou entre 1983 e 1987. Posteriormente foi vice-lehendakari e Conselheiro da Fazenda e Administração Pública do Eusko Jaurlaritza (Governo Basco) no período 1995-98. No ano de 1999, foi eleito lehendakari do País Basco, cargo que manteve durante 3 Legislaturas, período que encerrou em 2009.
Com o término da sua etapa política, o lehendakari passou a dedicar-se ao mundo acadêmico e à pesquisa. Atualmente dirige o Agirre Lehendakaria Center for Social and Political Studies um projeto colaborativo entre a EHU - Universidade do País Basco, Universidade de Columbia (NY, EUA), George Mason University (Virginia, EUA) e SHU - Seton Hall University (New Jersey, EUA). Desde 2009, é Catedrático Visitante da INTER, Univ. Interamericana de Puerto Rico.

DOUTORADOS HONORIS CAUSA:
Não é a primeira ocasião em que Ibarretxe é investido Doctor honoris causa. Ao longo de sua trajetória profissional, diversas universidades do mundo lhe hão outorgado este título: Universidade de Rosário (Sta.Fé, Argentina, 2004), Universidade Nacional de la Plata (Buenos Aires, Argentina, 2004), Universidade Pública Ivane Javakhishvili (Tiblisi, Geórgia, 2006), Universidade de Córdoba (Córdoba, Argentina, 2006) e Universidade Autônoma de Santo Domingo (República Dominicana, 2009)

Tradução para o Português: Alejandro Argañaraz


RELEMBRANDO A VISITA DE JUAN IBARRETXE À PORTO ALEGRE 
(NOVEMBRO/ 2014):

Nenhum comentário:

Postar um comentário