segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O lehendakari Ibarretxe fala sobre respostas locais à Sociedade Global, na FMP


O Prof. Dr. Juan Ibarretxe Markuartu, presidente da Comunidade Autônoma de Euzkadi (País Basco) no período entre 1999 e 2009, atual professor de Economia na EHU (Universidade de Euskal Herria) e Diretor do Centro Agirre Lehandakaria de Estudos Sociais e Políticos, com sede em Bilbao, palestrou nesta Quarta-Feira (12 de Novembro) para o público presente na FMP (Fundação Escola Superior do Ministério Público), em Porto Alegre.
Em pouco mais de uma hora, o lehendakari dissertou sobre o tema: "Sociedade Global, resposta local!", apresentou um breve panorama da evolução econômica, Social e política do País Basco no início do Séc. XXI, as estratégias postas em prática por esta pequena nação de cerca de 2 milhões de habitantes com o objetivo de seguir cumprindo um papel de protagonismo no Continente Europeu. O Caso Basco, denominação pela qual é reconhecido mundialmente, este processo, está baseado num princípio básico fundamental, que para muitos parece paradoxal:  a reafirmação e fortalecimento da características culturais locais. O fator "K" (de Kultura, em idioma Euskera) como principal pilar de sustentação da Sociedade Basca para enfrentar os desafios impostos no cenário Global, em um Mundo cultural e economicamente interconectado. 
O legado cultural milenar, construído de geração à geração pelos euskaldunes, a mais antiga família européia, sem dúvidas que se constitui na principal riqueza desse povo, que desde a Era Neolítica habita a região que se estende dos pés dos Pirineus às costas da Baía de Bizkaia. A manutenção deste legado cultural tem sido objeto dos maiores esforços por parte da coletividade basca ao longos da sua História e no momento atual, onde se projeta o Futuro, é imprescindível levar em conta as idiossincrasias do povo basco em todos os aspectos que balizarão a relação de Euskal Herria com a Espanha, com os demais países da União Européia e com a Comunidade Global.
Chefe do Executivo de Euzkadi, por mais de uma década, o Doutor em Economia Juan Ibarretxe tem sido um dos agentes mais importantes das transformações ocorridas nesta parte da Europa, no início do século XXI, e com seu carisma e simpatia, brindou a comunidade riograndense com a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre este Caso de Sucesso Administrativo.
A Casa Basca do Rio Grande do Sul agradece  à  Assessoria do Agirre Lehendakaria Center, de Bilbao, sem a colaboração da qual, a realização deste evento não teria sido possível.
Necessário também, o agradecimento à Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais ligada ao Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, à FEE - Fundação de Economia e Estatística e a FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público pela parceria e apoio. 

Ao Lehendakari Ibarretxe,

"Ez Adorik, gero arte Baizik!"
("Adeus não, até logo!")



texto: Alejandro Argañaraz (Komunikazioa, Webgunea eta Sare Sozialak)
Euskal Etxea do Rio Grande do Sul















Nenhum comentário:

Postar um comentário