quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Casa Basca Gaúcha presente na Semana da Cultura Uruguaya 2014

Prof. Eduardo Palermo e Dr. César Zavalla


A Casa Basca do Rio Grande do Sul esteve representada, por diversos integrantes de seu núcleo pelotense (Elimar de Castro Insaurriaga, Ricardo Irigon Vinhas, Eduardo Faria Insaurriaga e Helena Insaurriaga Patzold dos Santos), nos eventos referentes à Semana da Cultura Uruguaya, realizados entre 15 e 17 de Setembro, no Centro de Integração do MERCOSUL, na cidade de Pelotas. 
Organizada pelo Consulado de Distrito del Uruguay en Pelotas, com apoio do Centro de Estudios en la Lengua Española e da Família Berasain Gonella, a Semana da Cultura Uruguaya em Pelotas contou com a apresentação de diversos documentários de autores uruguayos e riograndenses com temática relativa aos usos e costumes dos povos da região da "frontera gaucha". Os próprios diretores dos filmes, Prof. Gonzalo Rodriguez Fabregat, Prof. Cintia Langie e Prof. Guilherme Rosa, participaram de debate moderado pelo Prof. Juan Pablo Berasain Gonella.
O documentário "El padre de Gardel" que trata da teoria sobre a origem uruguaya do Rei do Tango, Carlos Gardel, foi apresentado no dia 17.09. À apresentação deste filme seguiu-se uma mesa redonda que debateu as teorias existentes sobre a nacionalidade do músico porteño. Participaram dos debates os professores: Luis Adé, Aldyr Garcia Schlee e Rafael Andreazza. Foram moderadores, o Dr. Ricardo Petrucci e o Prof. Juan Manuel Berasain Moreira.
Houve ainda a entrega de 100 livros de autores uruguayos em doação à Bilblioteca do Centro de Integração do MERCOSUL/ Curso de Relações Internacionais da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e a Palestra do professor uruguayo Eduardo Palermo sobre as relações culturais e a integração entre os povos da fronteira, com a participação do Dr. Cesar Rodriguez Zavalla, Cônsul de Distrito do Uruguay em Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário